Portfólio
INSCRIÇÕES DIGITAIS SOBRE O OLHAR: PINTURA DIGITAL COMO EXPERIMENTAÇÃO DO ATO PICTÓRICO
por Roberta Gerling Moro (publicado na Revista Artciencia)
No contexto contemporâneo, marcado pela convergência entre formatos e diferentes processos artísticos e hibridização de materiais, volto-me para a produção pictórica no meio digital. Realizei minha primeira experimentação com desenho digital a partir do software SketchBook Express, o que deu origem às produções aqui apresentadas.
Enquanto o SketchBook Express possibilita o desenvolvimento e intensificação das linhas, ora soltas, ora sobrepostas, na pintura digital, a partir do software ArtRage, pude transpor algumas poéticas pessoais, intercalando dois suportes/ dispositivos digitais: o tablet/ipad e computador. Um dos artistas que me inspirou fortemente na elaboração dessas obras foi o britânico David Hockney. Já o artista brasileiro Iberê Camargo, por sua vez, me inspirou na sobreposição de linhas, marcadas sobre a pintura ainda fresca - denomino fresca, no sentido da pintura já realizada sob os comandos e inscrições algorítmicas do software.
Van Gogh e Lucian Freud, por sua vez, me instigaram à composição de retratos, principalmente na produção de impastos e marcas das pinceladas. Embora produzidos em ambiente digital, alguns dos retratos demostram a influência da técnica do impasto, por exemplo, deixada por esses artistas.
Enfim, dos inúmeros estudos e produções, o retrato é um dos temas mais recorrentes no meu trabalho. Trago retratos de pessoas sem nome e inexistentes. Embora a materialidade seja digital, tais imagens contam um pouco da minha história, na tentativa de compreender a mim mesma e aos outros. Outros que deixam seus rastros pelo caminho, com suas fragilidades, pensamentos, sentimentos, próprios do ser humano.
Roberta Gerling Moro nasceu em Osório em 1993. Começou seus estudos em pintura aos 12 anos de idade, no atelier da artista Eclair Moehlecke, em São Leopoldo/RS. Um ano depois foi estudar desenho e pintura com a artista Cristina Daudt Zeni, participando de diversas exposições coletivas. Em 2009, aos 16 anos de idade, inicia o curso de Formação Artística com a artista Elisabete Belotto, encontrando uma afinidade no expressionismo. Doutora em Informática na Educação (2023), Mestra em Educação (2018), formou-se em Artes Visuais no ano de 2015, dedicando-se atualmente ao desenho e pintura, os quais ainda encontra afinidade no expressionismo, unindo ao mesmo tempo as materialidades física e digital.